As exigências da nova economia: ESG, ISO e certificação sanitária

As exigências da nova economia: ESG, ISO e certificação sanitária - Local Confiável

O mundo corporativo vem realinhando prioridades e passando por mudanças. Um exemplo é o destaque para empresas que adotam normas globais de conformidade e fortalecem culturas organizacionais de governança responsável. Fique com a gente que explicamos a seguir como as certificações estão mudando a economia.

As práticas ESG, normas ISO e certificações sanitárias têm recebido atenção mundial por conta da capacidade de mobilizar investidores. Isso faz com que empresas que atendem a esses critérios sejam vistas como negócios sólidos e de baixo risco. Tanto é assim que fundos de investimentos passaram a diferenciar os grupos certificados.

Consciência socioambiental é o futuro da economia

Interessante lembrar que por mais que a valorização das empresas com consciência socioambiental esteja ganhando força recentemente, a conversa é mais antiga. As métricas ESG e ISO seguem critérios definidos pela Agenda 2030, proposta pela ONU em 2015. Trata-se de um compromisso firmado por 193 países orientados por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODS.

Desde que iniciamos a Local Confiável, além de levarmos em consideração esses importantes critérios na certificação, também adotamos as boas práticas internamente. Entendemos a importância e acreditamos que responsabilidade ambiental e social é cada vez mais uma prioridade para as organizações, que devem equilibrar os aspectos econômicos e o cuidado com o próximo.

A Local Confiável também está alinhada com ações para o desenvolvimento sustentável, tendo recebido o Selo Sesi ODS 2020 pela sua contribuição em assegurar a saúde e o bem-estar de todos.

Mas você sabe o significado de ESG e ISO?

Práticas ESG e normas ISO

mulher em escritório fazendo sinal de positivo - LOCAL CONFIÁVEL

As práticas ESG – Environmental, Social and Governance – servem como métrica para avaliar o desempenho das empresas e fundamentar o processo de análise e seleção de investimentos. Entenda sobre cada uma delas:

E – Environmental (Ambiental):

Que medidas a empresa toma para preservar os recursos ambientais? Nesse critério, analisa-se como é feito o descarte de lixo, como a empresa utiliza a energia ou se há emissão de gases causadores de mudanças climáticas.

S – Social:

Qual é o relacionamento da empresa com as pessoas? Aqui, é verificado se a empresa engaja os funcionários, respeitando os direitos humanos e trabalhistas. Além disso, são analisadas as soluções que a empresa propõe para atender às queixas da comunidade, satisfazendo os clientes e protegendo as informações deles.

G – Governance (Governança):

Como é a estrutura organizacional dessa empresa? Engloba aspectos como conduta corporativa, estrutura do comitê de auditoria, remuneração dos executivos e relacionamento com entidades do governo, entre outros.

As normas ISO – International Organization for Standardization – são uma das principais normas relacionadas à gestão de qualidade. Elas são voltadas a empresas que buscam uma certificação internacional que ateste a qualidade dos seus produtos e serviços. A implantação desses critérios faz com que o estabelecimento seja reconhecido mundialmente pelas boas práticas em várias áreas relacionadas ao seu segmento.

Nesse sentido, o novo âmbito empresarial investe em instituições que se preocupam com o meio ambiente e a comunidade, sendo este um critério de valorização dos negócios. Esse movimento está sendo amplamente conhecido na economia como capitalismo de stakeholders.

Certificação Local Confiável

Nós, da Local Confiável, atuamos para levar mais segurança a colaboradores e clientes por meio de um sistema de monitoramento dos protocolos sanitários voltado a escritórios e pontos comerciais. A startup conta com uma equipe especializada em auxiliar instituições a se manter dentro das normas adequadas de higiene.

As práticas sanitárias adotadas pelos estabelecimentos são disponibilizadas em uma página exclusiva acessada via QR Code, que permite a todos conhecer as medidas seguidas e reportar não conformidades.

E a sua empresa, está preparada para os novos rumos da economia? Contrate o Selo Local Confiável para seu estabelecimento e faça do seu negócio um espaço seguro.

Leia também: Mais que uma certificação digital, um modo de reabilitar negócios e pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.