Com o aumento do número de casos de coronavírus no Brasil e no mundo, várias empresas buscam contribuir para atenuar os desdobramentos da covid-19, seja com doações de itens para higienização e testes de detecção, seja com investimentos em estudos para a disponibilização de um tratamento para a doença.
Nesse momento, estima-se que existam 300 healthtechs — startups do ramo de saúde — com inovações que apresentam boas perspectivas de crescimento e que visam combater a pandemia. Conheça oito dessas startups que se destacaram atuando com iniciativas para auxiliar no enfrentamento do vírus.
1 – Hi Technologies
Com o intuito de fazer testes para doenças como diabetes e zika, o projeto criou em 2016 um laboratório portátil chamado Hilab, que utiliza inteligência artificial para realizar um diagnóstico rápido e preciso. Desde março deste ano a equipe desenvolve testes para identificar anticorpos da covid-19 no sangue e está aumentando exponencialmente sua abrangência no país.
2 – Breath4Life
Uma das várias contempladas pelo programa de financiamento e mentoria do Hospital Albert Einstein, essa healthtech reduz significativamente o custo de respiradores utilizando impressoras 3D para produzir ventiladores mecânicos, usados em casos de covid-19 com gravidade intermediária.
3 – Fevver
Também com a mentoria do Hospital Albert Einstein, a Fevver utiliza um protótipo instalado em um totem que consegue, com até 2 metros de distância, aferir precisamente a febre em pacientes. A solução já é utilizada no próprio Einstein e será instalada em outros locais de grande circulação de pessoas, como prédios comerciais, estações de ônibus e metrôs.
A Samel Health Tech lançou um aplicativo que utiliza tecnologia virtual para orientar a população durante a pandemia. O sistema é um chatbot de triagem que, por meio de inteligência artificial, realiza uma série de perguntas para analisar os sintomas e informar a pessoa se ela deve ou não procurar atendimento médico para detectar a covid-19. O projeto busca orientar pacientes evitando que eles precisem sair de casa.
5 – Farmazon
Essa startup que atua há algum tempo no delivery de produtos de farmácia fez uma otimização para agilizar as entregas e facilitar o processo para pacientes que utilizam prescrições controladas. Essa atualização visa facilitar o acesso a medicamentos para que as pessoas que fazem parte de grupos de risco possam evitar a exposição ao risco de contágio.
6 – TNH Health
Também utilizando chatbots inteligentes para facilitar o diagnóstico de doenças como dengue e zika, agora a startup atua com monitoramento e teleatendimento a pacientes com covid-19, fornecendo orientação personalizada de médicos e psicólogos, desde o pré-atendimento até o pós-alta hospitalar.
7 – Robô Laura
Com o objetivo de evitar a sobrecarga dos hospitais com pacientes infectados com coronavírus, o Robô Laura apoia profissionais de saúde auxiliando no acompanhamento dos pacientes internados. Por meio de inteligência artificial, o sistema identifica quem pode apresentar uma trajetória de risco e emite um alerta de deterioração clínica para que a equipe de médicos e enfermeiros possa intervir antecipadamente.
8 – Local Confiável
O Selo Local Confiável permite o monitoramento de boas práticas sanitárias em estabelecimentos por meio de uma certificação sanitária, atuando com uma equipe de especialistas e focada em auxiliar a retomada segura do comércio. Saiba mais sobre essa startup que contribui com os negócios sem arriscar vidas.
Leia também: Esperança: vacina contra covid-19 pode ser distribuída para população brasileira ainda em 2020