O receio e a desconfiança do consumidor ao frequentar os estabelecimentos após meses de quarentena e isolamento são muito preocupantes para os negócios, especialmente para os comércios que não conseguem sobreviver apenas através de e-commerce ou delivery. Será possível garantir a segurança dos consumidores nesta retomada?
Uma nova forma de consumo

Já ficou evidente o quanto a forma de consumo mudou com a chegada do novo coronavírus. Ao entender as mudanças no comportamento que transformaram a economia, percebe-se claramente a necessidade de intensificar e comunicar boas práticas de higiene e sanitização nos comércios.
O consumidor está atento aos procedimentos adotados pelos estabelecimentos e, sem dúvida, leva isso em consideração antes de escolher qualquer serviço. Por isso, os comércios precisam cumprir à risca cada norma estabelecida pelos órgãos competentes e saber como comunicar isso aos seus clientes.
O que é a Certificação Local Confiável?

O conceito da Certificação Local Confiável surgiu da união entre a necessidade identificada no mercado e um propósito claro: reabilitar negócios e pessoas.
A certificação oferece para as empresas a oportunidade de manter um fluxo seguro de clientes e colaboradores e proporcionar uma experiência agradável no local.
O Selo Local Confiável funciona através de um QR Code que permite interação com o consumidor. O objetivo é comunicar padrões de higiene e boas práticas, evitando contaminação por COVID-19 e outras doenças.
Ao frequentar um estabelecimento auditado, consumidores e colaboradores apontam o celular para adesivos e placas que contêm o QR Code e acessam uma landing page em que podem visualizar o nome da empresa, a emissão e a validade do certificado, bem como todos os quesitos de higiene e boas práticas adotados no local.
Desta forma, além do auditor da Local Confiável, os consumidores também podem ajudar a monitorar e a manter um fluxo comercial seguro para todos.
Caso identifiquem alguma inconsistência entre os serviços oferecidos e as normas exigidas da certificação, consumidores e colaboradores podem, de forma anônima, indicar na mesma landing page qual o descumprimento, contribuindo para a saúde de todos os frequentadores.
Ao receber as notificações de inconsistências, a equipe responsável avalia as ocorrências formalizadas no sistema, verifica a procedência e envia relatórios periódicos ao estabelecimento com todos os pontos de atenção a serem melhorados.
Quer saber mais sobre a certificação? Confira no site todas as informações e entenda como a certificação pode contribuir para salvar vidas e negócios.