Pode parecer papo de rede social, mas empresas que estão descumprindo as normas sanitárias correm o risco de serem expostas e perderem clientes. As pessoas passaram a se importar com as práticas de higiene dos locais aonde vão e precisam se sentir seguras para frequentá-los. É sobre isso que vamos falar no post de hoje. 😉
Insatisfeitos com a aplicação das práticas de higienização, muitos clientes e colaboradores têm buscado canais como redes sociais, Reclame Aqui ou até mesmo a Vigilância Sanitária para fazer reclamações, o que pode ser muito prejudicial para a imagem das marcas.
A tal “cultura do cancelamento”
A cultura do cancelamento é um fenômeno que surgiu nas redes sociais e tem estado entre os assuntos mais comentados dos últimos anos. Acontece quando pessoas públicas e organizações têm atitudes contrárias ao que os usuários esperam. Por sua vez, estes passam a publicar suas opiniões negativas em diversos canais sociais.
Muitas vezes o cancelamento tem como alvo atividades e produtos que podem parar de ser consumidos e resulta em prejuízos para as finanças e para a imagem das empresas. Já imaginou o problemão que um deslize pode causar?
Essa prática da sociedade atual pode ser comparada a outros tipos de manifestações, com a diferença que ela acontece em um ambiente público – discussões em plataformas online. Desde o ano passado, muitas empresas têm se prejudicado por não seguirem as práticas de higienização indicadas pelos órgãos competentes.
Práticas sanitárias e o risco desnecessário para as empresas

Quando um monitoramento interno das normas sanitárias não é feito, é possível que a empresa, involuntariamente, acabe descumprindo algumas práticas de higienização. Descumprimentos de boas práticas percebidos pelos clientes ou colaboradores levarão à insatisfação e podem ocasionar reclamações em redes sociais ou outras exposições públicas.
Pensando em tudo isso, criamos uma maneira funcional e transparente para que as empresas realizem esse monitoramento interno. A startup Local Confiável conta com uma plataforma de fácil acesso em que clientes e colaboradores podem publicar, via QR Code, sugestões e relatos sobre as práticas sanitárias do estabelecimento, tudo feito anonimamente. Assim, é possível tomar as precauções necessárias de forma rápida, evitando maiores problemas.
As empresas podem ficar tranquilas, pois o Selo Local Confiável é uma certificação elaborada por especialistas da área. Com ele, as marcas e instituições podem redobrar os cuidados com a higienização, se mantendo dentro das normas sanitárias adequadas e levando mais segurança aos clientes e colaboradores. A startup tem homologação do Governo do Paraná e recebeu o selo ODS 2020.
Ainda está com a gente? Acesse o site, saiba mais sobre o assunto ou solicite um orçamento para a sua empresa.
Leia mais: Local Confiável agora faz parte do Inovabra Habitat