Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado a vacina CoronaVac, vários estados brasileiros iniciaram a vacinação contra a covid-19 na população. Embora esse seja um marco no combate ao coronavírus, ainda será necessário seguir à risca os protocolos de sanitários e de higienização. E você, depois de vacinado, mas acompanhando o aumento dos casos na Europa, se sentiria seguro em frequentar um lugar não confiável?
Num cenário em que o País bate seu recorde no número de contaminados, a aplicação das primeiras doses da vacina nos traz a esperança de que o fim da pandemia esteja próximo. Porém estima-se que ainda temos um longo caminho a percorrer, pois a vacina leva certo tempo para atingir o nível máximo de eficácia.
A Our World in Data, publicação digital que tem tutela da Universidade de Oxford e foco em divulgação de pesquisas científicas sobre grandes problemas mundiais, tem monitorado pelo mundo a imunização das pessoas contra a covid-19.
Segundo a publicação, até 2 de fevereiro de 2021 Israel já vacinou 57,6% de sua população, sendo um dos países com mais doses aplicadas em uma semana. Ainda assim, ao menos 240 das pessoas vacinadas em Israel foram infectadas pelo vírus depois disso. A China, por sua vez, se prepara construindo um centro de quarentena com capacidade para até 4 mil pessoas.
Mas calma, esse fato não quer dizer que a vacina não funcione. Especialistas afirmam que a imunidade contra a doença se desenvolve 8 ou 10 dias após a primeira dose, e a partir de 21 dias é administrada a segunda dose, que garantirá uma taxa de imunidade de 95% após uma semana da aplicação.
Dessa forma, até que as doses da vacina alcancem sua eficácia, o indivíduo ainda corre o risco de se contaminar. As medidas de distanciamento social impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) permanecem sendo de extrema importância mesmo após a vacina. Por isso, precisamos tomar os cuidados necessários para proteger a nós, aos outros, à sociedade como um todo.
O monitoramento de práticas sanitárias é essencial
Cada um deve fazer sua parte para impedir o contágio de covid-19 e de outras doenças, higienizando as mãos com frequência e evitando o contato com outras pessoas. Estabelecimentos comerciais devem adotar medidas para proteger as pessoas que circulam nos espaços.
Pensando em promover o retorno seguro às atividades das empresas, a Certificação Local Confiável oferece um sistema de monitoramento de boas práticas sanitárias, certificando que escritórios e lojas estão seguindo as medidas de higiene adequadas.
O Local Confiável desenvolve protocolos com critérios personalizados para cada segmento de negócio, disponibilizando kits com placas, displays e adesivos com QR Codes que os clientes podem acessar para relatar suas experiências nos estabelecimentos.
Saiba mais acessando o site e tenha segurança frequentando os estabelecimentos com o Selo Local Confiável!
Leia mais: Local Confiável recebe homologação e apoio do Governo do Paraná